Sáb, Maio
Quarta, 21 Novembro 2018 08:26

Setor de zoonoses alerta para criadouros do mosquito Aedes Aegypti

População deve estar alerta em períodos de chuva

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, alerta para o alto índice de desenvolvimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti nos quintais residenciais.

De acordo com a coordenadora do setor, Regina Melanda, adotou-se o índice de Breteau como indicador dos níveis de infestação. “Esse índice é definido como sendo o melhor na estimação de densidade larvária, envolve o dimensionamento dos criadouros existentes pela contagem dos recipientes com larvas, dando indicação da intensidade da infestação, e não perde de vista a avaliação de sua extensão, uma vez que associa recipientes às casas. Essa associação permite maior aproximação do indicador ao conceito de risco”, explica.

Melanda fala ainda sobre a importância da participação de toda comunidade nas ações de combate e prevenção. “O resultado do levantamento indica que é necessário ajuda da população em dar mais atenção nas ações de combate ao mosquito, não basta apenas o trabalho dos agentes. A prevenção não pode ser interrompida, principalmente em época de chuva”, finaliza.

Dados - Até novembro desse ano foram registradas 358 notificações de dengue sendo 93 casos positivos, 232 negativos e 33 casos estão aguardando resultado. Chikungunya tem registro de 1 caso confirmado, e Zika vírus e Febre Amarela não registraram nenhum caso no município, conforme os dados fornecidos pelo setor até a terça-feira (13/11).

Ações – O setor realiza parcerias para combater as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti além de trabalhos de capacitação e mutirões em todos os bairros. O setor conta ainda com panfletagem e visitas setoriais.

Diversos projetos também são desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro (SEMEB), visando à conscientização das crianças que são multiplicadores das ações de prevenção.

As ações de prevenção e combate ao mosquito são permanentes e tratadas como prioridade pela administração pública da cidade, que orienta e articula atividades para minimizar a proliferação do mosquito no município.

Informações pelo telefone (17) 3343-7799.