Seg, Maio
Quinta, 08 Agosto 2013 16:11

Campanha alerta donos de animais sobre posse responsável

Placa fixada na Avenida Sergio Sessa Stamato, no poste em frente ao Doce Pastel. Uma das vintes  que foram instaladas pelo município na Campanha Posse Responsável. Placa fixada na Avenida Sergio Sessa Stamato, no poste em frente ao Doce Pastel. Uma das vintes que foram instaladas pelo município na Campanha Posse Responsável.

O Canil Albergue de Bebedouro, em parceria com os Departamentos de Tráfego, Saaeb e Vigilância Sanitária, promovem a “Campanha da Posse Responsável – Um dever de todos nós”.  Placas foram fixadas em vários locais de grande circulação da população, na conta de água, também será vinculada a campanha e folhetos estão sendo distribuídos em escolas, comércio e repartições públicas.

A Campanha tem como definição estabelecer um conjunto de deveres que o proprietário deverá ter quando adquirir um animal: cuidados com alimentação, higiene, vacinação, lazer, assistência veterinária e não soltar na rua. O abandono de um animal é crime pela Lei Federal n° 9605/98/ e Lei Municipal 2669/ 97.

Para o responsável pelo Canil Albergue de Bebedouro, Nivaldo Olea, muitos proprietários criam seus animais de forma responsável. No entanto, há outros que os criam sem as mínimas condições, deixando-os soltos nas ruas e abandonando quando vão viajar ou porque estão doentes e velhos.  “Esse é um grande problema no nosso município. Animais soltos, além de serem fontes de doenças infecto contagiosas e Zoonoses como Raiva e Leishimaniose, causam vários transtornos para a população como acidentes e agressões”, explica Nivaldo.

A Vigilância Sanitária lembra ainda que o Canil Municipal não pode ser a principal solução do problema e se tornar um depósito de animais abandonados. A responsabilidade é de todos, mas principalmente dos proprietários de animais, que devem ter uma maior sensibilidade e conscientização quanto aos cuidados com os animais. Segundo os organizadores a “Campanha da Posse Responsável – Um dever de todos nós” será realizado por tempo indeterminado.

Lido 2693 vezes Última modificação em Sexta, 16 Agosto 2013 09:04