Qui, Jul
Quinta, 01 Agosto 2013 12:08

Programação especial na Semana Mundial de Aleitamento Materno

O Departamento de Saúde de Bebedouro terá programação especial na 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 8 de agosto, com o tema ‘Apoio às Mães que amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno’.

A programação especial inclui distribuição de folhetos educativos, orientação para as gestantes, nas UBSs (Unidade Básica de Saúde), ESFs (Estratégia de Saúde da Família) e na maternidade do Hospital Municipal.

“A ideia é dar apoio às gestantes e às mães, e também alertar para a importância da amamentação para as crianças, pois mesmo que as mães tenham um bom começo na sua experiência de amamentar, muitas vezes elas diminuem a frequência da amamentação. Estudos mostram que o leite materno diminui os riscos de infecções comuns na infância como, infecções respiratórias, diarreia e quadros de alergias”, explica o médico Cassiano Figueiredo Neto, coordenador da pediatria do Hospital Municipal.

Para o diretor do Departamento de Saúde, Eurico Medeiros Júnior, a Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada uma data importante para divulgação e promoção da amamentação.

A Semana Mundial ocorre em 120 Países, o evento é promovido pela WABA – Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação ­ uma coalizão global de pessoas, organizações e redes, dedicada a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder.

Lido 3488 vezes Última modificação em Quarta, 07 Agosto 2013 10:09