Qua, Jul
Segunda, 23 Outubro 2023 08:12

IV Conferência Municipal aborda implementação dos direitos das pessoas com deficiência

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Departamento de Assistência Social (DAS), Coordenadoria Executiva de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida e o Conselho de Pessoas com Deficiência (Condef), realizaram quinta-feira (19/10), no Centro Unifafibe, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bebedouro.

A IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bebedouro, contou com a palestra da Dra. Sônia Simione, abordando o tema: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, seguindo as diretrizes do Regimento da Conferência.

A vice-prefeita, Sebastiana Tavares, presente no evento, falou sobre a importância da conferência. “É um prazer estar aqui para juntos tratarmos de um tema importante que é a inclusão e políticas públicas, através dos fóruns e conferências que levamos para o Governo do Estado. Agradeço a todos que iniciaram essa luta, pela busca dos direitos, tivemos um grande avanço e isso, é fundamental para lutarmos por mais melhorias” disse Sebastiana.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Bianchini, acredita nas mudanças para melhorar a nossa sociedade. “Um dia muito especial para o nosso município, porque é aqui na conferência que começam as Políticas Públicas que falamos tanto, sobre inclusão, uma palavra que não pode faltar em nosso vocabulário. Se desejarmos por mudanças em nossa sociedade, essa palavra tem que fazer parte em nosso cotidiano” comentou.

O coordenador de Acessibilidade e Mobilidade, Leandro Lauriano (Lão), afirmou que “o diálogo abre portas e caminhos, para que mais Políticas Públicas sejam implantadas em nosso município. Tivemos um grande avanço, porém, muitas coisas ainda precisam ser melhoradas e juntos iremos conseguir”.

A representante da Secretaria do Estado de São Paulo, Ana Paula Nedavaska, fez elogios para a conferência realizada em Bebedouro, e ressaltou a importância da união.  “O Conselho é extremamente importante, onde a sociedade e os poderes se juntam para lutar pelos direitos. Fico muito feliz em ver tantas pessoas juntas como o executivo, legislativo, saúde, educação, entre outros, em prol de um objetivo maior” afirmou.

A palestrante, Dra. Sonia Simione, explicou sobre o contexto histórico e atual e afirmou a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. “Se observar o contexto histórico, nós avançamos muito, se comparado no momento atual, ainda falta. A militância e seus movimentos, garante visibilidade para a pessoa com deficiência, além da sensibilização de implementação de novas Políticas Públicas” ressaltou.

Os eixos temáticos foram destacados - I) elaborar propostas às Políticas Públicas, II) garantir o acesso das pessoas com deficiência, III) financiamento da promoção e dos direitos da pessoa com deficiência, IV) Cidadania e Responsabilidade, V) os desafios para a comunicação universal. Para cada eixo, foram estabelecidos seus representantes.

Formação dos grupos por eixos
Eixo I: Leandro Lauriano e Mauro Antonio da Silva Filho
Eixo II: Natália Rick, Danielle Jesus, Kenny Gurung
Eixo III: Elaine Lucas e Edinalva
Eixo IV: Carla Spolavori e Rúbia Stock
Eixo V: Sonia Pietro e Aline

Presentes no evento, o presidente do Condef, Onivaldo Cunha Junior, a representante da Secretaria Estadual, Ana Paula Nedavaska, a diretora do Departamento de Assistência Social (DAS), Elaine Lucas, Secretária Municipal de Educação, Angelica Massaro, e os vereadores Marcelo Oliveira (Tchelão), Eliana Merchan.