Qua, Jul
Quarta, 07 Junho 2023 17:30

Prefeitura e parceiros realizarão mutirão para utilização do CAR e Rotas Rurais

A Secretaria de Agricultura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica integral (CATI), e a Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento de Agricultura e Abastecimento, realizarão na terça-feira (13/06) o Mutirão de Atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Rotas Rurais - Endereçamento Rural Digital (ERD).

A ação será realizada das 9h às 15h no Sindicato Rural de Bebedouro, localizado na Avenida Prefeito Hércules Pereira Hortal, 1246.

Profissionais da CATI e da Coordenadoria Executiva da Agricultura estarão no local para orientarem os produtores rurais a aceitarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e receberem o endereço rural digital da propriedade. O CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais.

O sistema de acesso ao CAR mudou e desta forma todo proprietário de imóvel rural precisa fazer novo acesso e senha. A maioria dos CARs passou por análise, sendo fundamental que os produtores aceitem ou neguem para continuar o processo de regularidade ambiental de seu imóvel. O produtor rural deverá levar no atendimento os documentos de posse, entre eles matrículas, e documentos pessoais.

O cadastramento, que é a regularização da propriedade, evitará restrições no momento de solicitar e renovar empréstimos, na regularização ou transferência do imóvel junto aos cartórios.

Com relação ao Programa Rotas Rurais, uma parceria tecnológica com o Instituto de Economia Agrícola, o produtor receberá o seu Endereçamento Rural Digital, que funciona como um CEP Rural personalizado, cuja função é localizar com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Essa tecnologia pode ser utilizada em aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e outros, assim uma rota poderá ser traçada mostrando o caminho a ser percorrido até chegar a propriedade.