Qua, Jul
Terça, 11 Abril 2023 17:09

União de forças atuará na segurança das escolas

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro (SEMEB), representantes do Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal (GCM), realizaram na manhã desta terça-feira (11/04), uma reunião para a aplicação de medidas conjuntas visando a segurança dos alunos das escolas da cidade.

O prefeito, Lucas Seren, informa que entre as principais mudanças, está a instalação de sirenes de emergência ligadas diretamente às forças policiais, que serão acionadas através de um botão de pânico. “Apesar da necessidade de implantarmos toda uma estrutura de segurança, não há motivo para pânico, pois, as escolas de Bebedouro estão seguras, não havendo ameaças ao bom andamento das aulas. Já nos casos que necessitem de um enfrentamento, a Prefeitura através da Secretaria de Segurança Pública realizará ações de forma coordenada, também contando com a GCM através do reforço das rondas, e dos trabalhos da Central de Monitoramento, instalando 200 câmeras pela cidade”, diz o prefeito.

O Delegado Seccional de Bebedouro, José Eduardo Vasconcelos, comenta que no Brasil, nenhuma força de segurança ou órgão possui experiência para atender com precisão casos de violência coletiva em escolas, sendo necessário se basear em bons resultados registrados nos Estados Unidos. “A população não precisa se preocupar, pois, com o objetivo de ajudar a prevenir essas situações a Polícia Civil do Estado de São Paulo, realiza monitoramentos diários, concluindo até o momento que os raros casos relatados, como na cidade de Terra Roxa, se tratavam de fake news. Sendo necessário que as escolas da cidade comuniquem caso haja relatos ou suspeitas desses crimes”, comenta o delegado.

O Promotor de Justiça, Herbert Oliveira, observa que esse é um momento desafiador, mas que há soluções possíveis. “Fico satisfeito com a iniciativa da Prefeitura em iniciar essa junção de forças, pois, as escolas precisam de apoio neste momento. Sendo fundamental a criação de um protocolo de prevenção e atuação, possibilitando que o problema não aumente, pois, esses crimes estão ligados fortemente as redes sociais. Porém a população pode ficar tranquila, pois, em Bebedouro não há nenhuma informação real a respeito de possíveis ataques” explica o promotor.

Na segunda-feira (10/04), o secretário da SEMEB, Hélio Souza, realizou orientações aos diretores das escolas municipais, implantando reforços nos protocolos de controle nos horários de entrada e saída de alunos, gerando mais segurança às crianças e funcionários. E enfatizando medidas que serão implantadas posteriormente como a instalação de câmeras de monitoramento.

Medidas de segurança
• Monitoramento por câmeras
• Instalação de sirenes de emergência
• Aplicativo com botão de pânico destinado à direção escolar para que informar imediatamente a Guarda Municipal em casos de emergência
• Reforço nas estruturas físicas das escolas
• Adoção de protocolos para entrada e saída de alunos e funcionários
• Implantação de protocolos pela Guarda Municipal para atendimento de emergência
•Aumento do patrulhamento e visitas da Ronda Escolar municipal nas escolas.