Sáb, Maio
Quarta, 07 Agosto 2019 05:12

Prefeitura adere a Semana Estadual de Prevenção à Leishmaniose

Zoonoses prepara atividades de conscientização para agentes e população

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, setor de Vetores e Zoonoses, adere a Semana Estadual de Prevenção à Leishmaniose Visceral (LV), de 05 a 10 de agosto.

Segundo a veterinária do Canil Albergue Municipal, Dra. Beatriz Zanolli, a Leishmaniose é uma doença grave, causada por um parasita. “Ela é transmitida para pessoas e cães por meio da picada de um inseto muito pequeno, conhecido como “mosquito palha”. Esse mosquito costuma picar ao entardecer e durante a noite”, explica a veterinária.

Como funciona
No ciclo da doença, o inseto pica um cão doente, portador do parasita, e depois pica uma pessoa saudável, que também pode desenvolver a doença.

Sem o inseto, não há transmissão da leishmaniose.

A melhor prevenção é evitar a proliferação do mosquito palha. As fêmeas põem os ovos na terra úmida, sombreada e com acúmulo de folhas, frutos e fezes de animais, e dá inicio à proliferação do vetor.

Como evitar
Medidas simples podem ser tomadas para manter o ambiente limpo evitar que a doença aconteça. Cada cidadão deve limpar diariamente quintais e jardins, recolhendo todo material orgânico do chão (fezes de animais, folhas, frutos, etc.). É nesse material acumulado que as fêmeas do inseto põem os ovos e geram uma grande quantidade de novos mosquitos que irão transmitir a doença para pessoas e cães.

Proteção para o humano, proteção para o cão
Os cães merecem todo carinho e proteção para que não sejam picados pelo inseto transmissor da LV mantenha-os com boa higiene, evite que fiquem soltos na rua e, em municípios onde haja transmissão, coloque coleiras próprias para a prevenção da doença (informe-se sobre a indicação e uso correto) ou use repelentes líquidos.

Outras medidas que ajudam a manter o mosquito palha longe é a colocação de telas finas nas janelas e portas da casa (orifícios menores que 1mm) e o uso de mosquiteiros e repelentes.

Sinais e sintomas da LV em humanos
Febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia e aumento do fígado e baço. Em casos graves podem ocorrer sangramentos. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sinais e sintomas nos cães
Os cães infectados pelo parasito podem adoecer logo ou demorar meses para apresentar sintomas. Todos os cães infectados, mesmo aqueles sem sintomas aparentes, são fontes de infecção para o inseto transmissor e, portanto, um risco para saúde.

Os sintomas nos animais são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas, olhos e patas. A única forma de saber se os cães estão infectados é por meio de exames específicos do laboratório. O tratamento dos cães doentes não é recomendado, por não apresentar eficácia comprovada.

Ações do setor de Vetores e Zoonoses no combate à Leishmaniose
Na quarta-feira (07/08), o setor realizará uma capacitação para os agentes de endemias na própria sede do departamento, das 12h às 14h. E na quinta-feira (08/08), a equipe do Canil Albergue Municipal também receberá capacitação e realizará uma varredura nos animais atendidos no local. No mesmo dia, a equipe estará junto à Feira da Família (no Sambódromo), agindo na conscientização da população, a partir das 16h.

Durante os demais dias, também será realizada panfletagem no comércio e nos supermercados da cidade.

Informações pelo telefone (17) 3343-7799.