Sex, Jul
Sexta, 22 Março 2019 05:20

APAE realiza 2ª edição da Caminhada Down

Com o tema "Não deixe ninguém para trás"

Com o desejo de conscientizar a população e promover a inclusão social de pessoas com Síndrome de Down, na quinta-feira (21/03), Dia Internacional da Síndrome de Down, aconteceu a 2ª Caminhada Cidadown de Bebedouro, com o tema "Não deixe ninguém para trás".

A Caminhada partiu de frente a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), percorreu a Avenida São Francisco, Rua Esperanto, Francisco Viola e Irmã Crucifixa. Com objetivo informar e conscientizar as pessoas sobre o que é a Síndrome de Down, mostrar a importância de reconhecer que a pessoa merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.

O evento contou com a presença do diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura e presidente de honra da APAE, Rogério Valverde, representando o prefeito Fernando Galvão; alunos e professores do Educandário Santo Antônio e EMEI Margarida Marques Domingues, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, além de pais e familiares de alunos da APAE.

Valverde ressalta a importância de ações como essa em nossa cidade. "Todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades de viver vidas plenas, incluídas em condições igualitárias com os outros, em todos os aspectos da sociedade", afirma.

Sobre a APAE: Atualmente a APAE atende 302 pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla (destes, 39 alunos com Síndrome de Down) e com Transtorno do Espectro do Autismo.

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down: Oficialmente estabelecida pela ONU em 2006, a data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o "mito" que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o "diferente".

Informações pelo telefone (17) 3344-0300.