Segunda, 25 Fevereiro 2019 05:14

JEPOE forma 167 alunos em Bebedouro

Evento reuniu autoridades da cidade, jovens, monitores e familiares

Aconteceu na tarde de sexta-feira (22/02), no anfiteatro do IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro – Victório Cardassi), a formatura do JEPOE (Jovens no Exercício do Programa de Orientação Estadual).

O Programa JEPOE é desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo em convênio com os municípios, e tem como objetivo possibilitar que os jovens inscritos consigam alcançar seus objetivos e contribuir para o desenvolvimento do município.

Participaram da entrega dos certificados, a vereadora Sebastiana Tavares, representando o prefeito Fernando Galvão; a diretora do Departamento Municipal de Promoção e Assistência Social, Elaine Lucas; o vereador Chanel; a gestora do projeto, Michele Barreto e o proprietário da empresa ASD Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e responsável pelos trabalhos, Jaime Duarte, e o representante da OAB Bebedouro, Rogério Valverde.

A diretora do DMPAS, Elaine Lucas, se emocionou com a finalização do projeto e reforçou o compromisso com os jovens, lembrando que os serviços oferecidos pela Prefeitura através do Departamento de Promoção Social. "A evolução desses jovens como cidadãos e profissionais é gratificante para nós. O departamento esta à disposição através dos serviços do CREAS e dos CRAS e queremos continuar acompanhando cada um nessa caminhada", explica a diretora.

A vereadora Sebastiana fala sobre a importância do processo de capacitação e da transformação de cada jovem. "Agradecemos ao Governo do Estado que possibilitou oferecer essa qualificação aos nossos jovens. Bebedouro, dentre os 645 municípios, foi um dos 16 escolhidos para receber esse programa, e hoje temos a alegria de ver no rosto desses meninos e meninas o resultado de todo um trabalho. Parabenizamos em nome do prefeito Fernando Galvão, os monitores e principalmente as famílias, que fizeram tudo isso ser possível", finaliza a vereadora.

O vereador Chanel relembra a importância do projeto e se emociona ao falar da conclusão do ciclo desses jovens, uma importante etapa em suas vidas. "É com muita satisfação que vemos esses jovens acompanhados de seus monitores e familiares. Como chegaram aqui e hoje o resultado está sendo mostrado, com a qualificação e muito orgulho de cada um deles", fala o vereador.

A aluna Taiane Quinteiro de Almeida se alegra ao falar sobre o curso. "Me ajudou a pensar de modo diferente, conheci coisas e pessoas novas. Gostei muito do curso de Auxiliar Veterinário, porque me identifiquei, gosto de animais", explica.

O aluno Bruno Miguel da Silva fala da importância de tudo que vivenciou no curso do JEPOE. "Aprendemos sobre disciplina e educação, e tudo isso foi uma vivência muito boa para nós. Daqui pra frente somos outras pessoas e vamos levar o JEPOE conosco. Aprendemos muito sobre cidadania e tenho certeza que a partir do momento que ingressarmos em busca do mercado de trabalho, e estaremos à frente de outros candidatos", finaliza Bruno.

As aulas foram ministradas durante 6 meses por meio de 22 profissionais de diversas áreas que trabalharam com os jovens, de 16 a 18 anos, divididos em 6 turmas.

Sobre o JEPOE
O Programa trabalhou a formação cidadã, com disciplinas que envolvem a participação dos jovens em atividades na cidade, por meio de ética, conhecimentos de trânsito e primeiros socorros, higiene pessoal, ordem unida, entre outras disciplinas.

No segundo módulo os alunos participaram de capacitação profissional, onde foram oferecidos os cursos de Auxiliar de Administração, Auxiliar Veterinária e Paisagismo. As atividades se deram por meio de ações comunitárias que foram desenvolvidas em diversos pontos da cidade, em parceria com a Prefeitura.