Dom, Jul
Segunda, 13 Agosto 2018 05:43

Integrantes da 6ª turma do programa ‘Jovem Agricultor do Futuro” recebem uniformes

A Prefeitura de Bebedouro em parceria com Sindicato Rural e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o empresário Roberto Campanelli e o casal proprietário da loja ED+, Jovane Mariano e Adriana, realizaram a entrega de 33 uniformes aos integrantes da 6ª turma do programa ‘Jovem Agricultor do Futuro’. O evento aconteceu na terça-feira (07/08), na sala de reuniões da Prefeitura.

Em Bebedouro há cinco anos, o projeto é voltado à formação de jovens de 14 a 17 anos, que por meio de palestras, oficina e visitas técnicas, desenvolvem competências básicas e técnicas de atividades rurais, agropecuária, empreendedorismo e formação cidadã, visando o desenvolvimento integral.

O projeto teve início no ano de 2013, e desde então, vem se desenvolvendo gradualmente, sendo uma referência em toda a região e recebendo cada vez mais parceiros como a Coopercitrus, Nonino e Lojas É D+.

Um dos incentivadores na implantação do programa em Bebedouro, o empresário Roberto Campanelli, demonstra grande satisfação em observar a qualidade da turma atual, elogiando o ótimo desenvolvimento das turmas anteriores. “A cada ano nota-se a evolução do curso e maior engajamento dos alunos e professores. Sendo o fator que mais emociona e motiva a conquista desses jovens no mercado de trabalho e na vida pessoal. Pois, a turma anterior revelou três alunos, que estão inseridos na Coopercitrus e Nonino. O curso é o diferencial na vida dos alunos, pois a parceria entre o Poder Executivo, iniciativa privada e as entidades constituídas promete muito, tendo grandes chances de sucesso”, afirma Campanelli.

Como ocorreu nos anos anteriores o incentivador do programa, analisará a viabilidade de oferecer três bolsas no valor de R$ 2 mil, cada uma. Dinheiro que será pago em parcelas de R$ 200 ao longo dos dez meses do próximo ano letivo do Ensino Médio, aos alunos que apresentarem melhor performance na escola nas questões, frequência em aula, boas notas, bom relacionamento, entre outros.

O instrutor técnico do SENAR, Ademir Ribeiro Mendonça, comenta que as aulas já estão programadas. “Além das aulas teóricas com o uso de apostilas, os alunos tem acesso às visitas técnicas e participação em ações sociais. A resposta dos alunos é extremamente positiva, pois o desenvolvimento da personalidade se torna visível, através de avaliações continuas”, diz o instrutor.

O participante da atual turma do programa, Maicon Fidelis da Silva, enxerga nessa iniciativa uma grandiosa oportunidade de se desenvolver e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “O curso é ótimo, pois, além de aprender coisas novas, temos a oportunidade de descobrirmos amizades positivas e produtivas”.

A aluna da turma anterior, Isabele Vitória Ferreira, agradeceu a oportunidade de participar do programa, pois, além de desenvolver valores fundamentais, conseguiu atuar na Coopercitrus, abrindo novas possibilidades, tendo como pretensão estudar Agronomia. “Fico extremamente feliz com os resultados obtidos. Por isso, incentivo que todos se esforcem ao máximo para concretizar seus objetivos, pois os esforços dentro do caminho correto são recompensados”.

O presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, José Osvaldo Junqueira Franco, comenta que ter acesso ao manejo da área rural, aliado a outras técnicas, será muito útil à vida dos participantes. “O Sindicato Rural  executa este programa em mais duas cidades da região, sendo Pirangi e Viradouro. Mas, Bebedouro, já trabalhou até o momento com aproximadamente 200 jovens”.

O empresário, Jovane Mariano, que por mais uma vez realiza a doação dos uniformes, acredita profundamente no potencial dos jovens, por isso investe para que a cidade, e a região conte com profissionais qualificados. “O programa é muito importante, pois é a partir da roça que retiramos nossos alimentos. E inserir os jovens nesta área, ao mesmo tempo que desenvolve trabalhos de acordo com a atual tecnologia, se torna possível a criação de profissionais diferenciados”, acredita Jovane.

O prefeito, Fernando Galvão, esteve presente e enfatizou que o programa já é sucesso no município e na região, sendo que as boas parcerias abrem possibilidades de desenvolvimento.