Sex, Maio
Terça, 29 Mai 2018 05:25

Inaugurada ESF Dr. Hugo Turchetto

A ESF Dr. Hugo Turchetto foi inaugurada na manhã de sábado (26/05), atendendo aos jardins São Fernando e Primavera. Ocupando prédio de 350 m2, na rua Ângelo Rimoli, a Estratégia custou R$ 449.204,00 – mais R$ 100 mil em mobiliário e equipamentos, com capacidade para atender a quatro mil usuários.

O prédio possui salas de enfermagem, de papanicolau, de urgência, de vacinas, para coleta de exames, curativos, inalação, esterilização, expurgo, acolhimento, para agentes comunitários em saúde, almoxarifado, copa, DML – depósito de material de limpeza, para funcionários, recepção e sala de espera, consultório médico, consultório odontológico, banheiros para funcionários masculino e feminino, banheiro público adaptado masculino e feminino.

Falando em nome do Poder Legislativo e da Comissão do Departamento de Saúde, Dr. Fernando Piffer ressaltou que houve a diminuição do índice de gasto com a saúde, passando de 27,9% para 25,8% em 2018. “Em 2017, a Estratégia Saúde da Família atendia a 40% da população com 11 equipes, hoje atende 80% com 16 equipes, gastando menos”, ressaltou.

Para a diretora de Saúde, Sonia Junqueira, o setor da saúde vem se aprimorando. “Independente dos desafios que temos pela frente, a saúde vem crescendo com a ajuda dos nossos funcionários, agradecer ao investimento do prefeito, ao olhar que ele tem à saúde, em nos pedir mais qualidade, mais atenção, mais humanização”, refletiu.

O prefeito, Fernando Galvão, lembrou que em um momento de crise no país, Bebedouro inaugura quatro unidades de saúde, ampliando o atendimento nos bairros, tornando-o mais próximo à população, fazendo com que diminua o fluxo no hospital municipal.

Presente a inauguração, o deputado federal, Samuel Moreira, falou da importância da nova unidade. “A saúde hoje é a prioridade absoluta para as pessoas, para o povo brasileiro, estamos vivendo mais, necessitando cada vez mais de cuidados. A saúde tem problemas de financiamento, é preciso ter determinação, coragem para enfrentar esse problema”, definiu.

Falando em nome dos familiares, o neto Luciano Turchetto Pimentel disse que o momento era de agradecimento. “Para a família é uma grande honra, uma grande felicidade essa homenagem ao meu avô, que temos muita saudade e admiração. Um homem que sempre se preocupou com a comunidade, então para nós é uma grande satisfação”, ressaltou.

A emoção era visível no semblante das filhas de Hugo Turchetto, Marcia e Ângela que estavam presentes. “O orgulho é muito grande, meu pai amava Bebedouro, gostava de participar de tudo, acredito que onde ele estiver está aprovando tudo. Não esperávamos e agradecemos ao Executivo por essa homenagem”, disse Márcia Turchetto.

“Sempre vi meu pai engajado, nos levava desde pequena para participar. Estou muito feliz com essa homenagem e tenho certeza que ele também está muito feliz. Só tenho a agradecer, fiquei tão orgulhosa e feliz com a homenagem”, enalteceu Ângela Turchetto.

Hugo Turchetto Filho lembrou o pai como um homem comprometido com a comunidade. “Quando a cidade ainda não tinha televisão, meu pai fez diversas viagens junto com seu Daniel Cursi, tinha um pessoal envolvido, em trazer uma rede de transmissão e meu pai sempre junto, ajudando campanha do agasalho, orfanato, essa é a imagem que tenho dele de infância, sempre trabalhando”, recordou.