Dom, Jul
Sexta, 25 Mai 2018 12:38

IMESB e parceiros realizam o espetáculo teatral “A Repartição”

A apresentação é baseada na obra de ficção do livro “Histórias de trabalho da Receita Federal do Brasil – 2011”

O IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro -“Victório Cardassi”), por meio do curso de Ciências Contábeis, em parceria com a Receita Federal de Ribeirão Preto, com apoio da Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Cultura e UNAFISCO (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e do SINDIRECEITA (Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil), apresentaram o espetáculo “A Repartição”, com a Cia ZeroOito, de autoria de Celso Viáfora e direção do ator, Tadeu Di Pietro. A apresentação foi realizada na quinta-feira (24/05), no Teatro Municipal.

A história se passa numa repartição da Receita Federal, onde três servidores constroem suas trajetórias. Repressão, fiscalização e atendimento são algumas das atividades realizadas no dia a dia da unidade, a história narrada se passa num momento historio e delicado de repressão do país.

O espetáculo que faz parte do grupo de teatro da Equipe de Educação Fiscal da Superintendência da Receita Federal, da 8ª Região Fiscal, já foi apresentado mais de uma centena de vezes, por diversas cidades de São Paulo, além de Brasília, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Belo Horizonte, abordando questões éticas mais profundas, sem abandonar o bom humor.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis do IMESB, Luiz Antônio Nogueira, graças à parceria com a Receita Federal a instituição de ensino tem a oportunidade de levar a cultura à sociedade, enfatizando que essa abrangência faz parte da formação do profissional. “O profissional da contabilidade recebe a carga de conhecimentos específicos, no entanto, é extremamente benéfico que tenha contato com outras áreas culturais”, afirma Nogueira.

O delegado adjunto da Delegacia da Receita Federal de Ribeirão Preto, Armando Borges, ressalta que apresentando de forma divertida todo o funcionamento da Receita Federal, se torna mais fácil o entendimento dos trabalhos.

A peça foi escrita pelo auditor-fiscal, Celso Viáfora, que é músico, poeta, roteirista e escritor, ganhador do Grammy na categoria compositor, em 2006, e tem trabalhos em parceria com alguns dos maiores artistas brasileiros e internacionais, tais como: Ivan Lins, Francis Hime, Vicente Barreto, Ney Matogrosso, Simone, Nana Caymmi, MPB-4, Jane Monheit, Maria Schneider e muitos outros.