Dom, Jul
Sexta, 04 Mai 2018 17:24

CEREST participa de Seminário para a extinção do amianto

A proibição total da extração, industrialização e comercialização do mineral cancerígeno no país é de extrema importância

O CEREST Regional (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Bebedouro participou do 3º Seminário Estadual sobre Amianto. O evento foi realizado na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Segundo o coordenador do CEREST Regional, Wilson Toledo, o evento teve como tema "A luta pelo banimento do amianto no Brasil continua", ações que visam à extinção desta substância cancerígena para a preservação da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente. "O banimento do amianto no Brasil é um passo importante, que só seguirá seu rumo com a proibição. Há de se pensar ainda na descontaminação e destinação adequada das milhares de toneladas de produtos com amianto que ainda estão espalhadas pelo país, bem como no tratamento de milhares de pessoas que já foram expostas e contaminadas", comenta.

O amianto é uma fibra mineral natural sedosa abundante na natureza. Com baixo custo tem sido largamente utilizado na indústria. É extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio, onde apenas de 5% a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e é também um grande consumidor, havendo por isto um grande interesse científico a nível mundial sobre essa situação, quando praticamente todos os países europeus já proibiram seu uso.

A maior mina de amianto em exploração no Brasil situa-se no município de Minaçu, no Estado de Goiás e é atualmente administrada pela empresa brasileira Eternit S/A, mas que até recentemente era explorada por grupo franco-suíço (Brasilit e Eternit) em cujos países de origem o amianto está proibido desde o início da década de 90.

No Brasil, o amianto tem sido empregado em milhares de produtos, principalmente na indústria da construção civil (telhas, caixas d'água de cimento-amianto etc.) e em outros setores e produtos como guarnições de freio (lonas e pastilhas), juntas, gaxetas, revestimentos de discos de embreagem, tecidos, vestimentas especiais, pisos, tintas etc.