Seg, Jul
Quarta, 28 Março 2018 05:38

Caminhada Rosa do Bem reúne público em prol da saúde da mulher

Evento estendeu-se pelas ruas centrais da cidade

A Prefeitura de Bebedouro em parceria com o ICDH (Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano) realizou mais uma edição da “Caminhada Rosa do Bem”, o evento que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos de câncer de mama e colo de útero. A concentração em frente à Prefeitura passou pelas ruas do centro, sendo finalizada na Praça Barão do Rio Branco, Concha Acústica, no sábado (24/03).

Na ocasião Polyana Posterari, que atua como dançarina no programa Domingão do Faustão, no quadro Ding Dong, e ministra aulas de Ballet infantil e Jazz Infantil no Bebedouro Clube, prestigiou o evento. “Como mulher acho muito importante participar dessa conscientização contra o câncer de mama e poder participar de um evento tão lindo e solidário”. E fala ainda sobre a importância da prevenção “O mais bacana é estar aqui desenvolvendo uma atividade física com essas mulheres, que ainda é a melhor forma de prevenção – cuidar do nosso bem-estar”, afirma Polyana.

Este ano, o trio de madrinhas foi composto pela vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Camelini, a empresária Regina Galetti, que já enfrentou essa doença e fala sobre a perseverança “Exatamente há 3 anos eu passava por uma cirurgia de câncer de mama, eu deixei de fazer os exames por dois anos e quando eu descobri o meu nódulo já passava de 2 centímetros, e quando passa desse tamanho o tratamento é mais agressivo. Então por favor, temos uma característica humana de reclamar das coisas, mas vamos agradecer por termos a carreta em todos os bairros de nossa cidade, isso facilita muito para todas as mulheres”. E também, a presidente do ICDH, Renata Molezin, que ressaltou a importância dos exames “Muitas mulheres infelizmente não procuram realizar os exames preventivos, e nosso objetivo é esse, conscientizar essas mulheres da importância de se cuidarem e se prevenirem”. E chama a atenção para a oportunidade de realizarem os exames na carreta que está em nossa cidade “Não deixem de aproveitar os exames na carreta, os exames são gratuitos e não precisa ter medo, porque se existir qualquer coisa, é melhor que ela seja tratada no começo”, finaliza.

A homenagem deste ano para a Mulher Destaque – Madrinha 2018 – foi para a mais dedicada com as causas sociais em nossa cidade, Lúcia Michelon, que se mobiliza com diversas ações, entre elas, a luta por um trânsito consciente. “Todos os esforços na luta contra o câncer são importantes, mas é de conhecimento de todos que a cura está na prevenção. Trazer essas mulheres para a rua, fazer essa movimentação pelas ruas de nossa cidade nos faz ir em busca da prevenção e incentiva busca por essa qualidade de vida”, afirma.

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, participou da caminhada ao lado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Galvão, que parabenizou todos os que se envolveram com a causa e chamou a atenção das mulheres para a importância da prevenção “Gostaríamos de chamar todas as mulheres para realizarem os exames de prevenção, aproveitem a visita da carreta no seu bairro e façam os exames, somente assim vamos enfrentar essa doença”, afirma a primeira dama.

A Caminhada seguiu pelas ruas centrais da cidade e se encerrou na praça da Concha, onde a CDL ofereceu diversos serviços gratuitos à população. Participaram também as instituições de ensino de Bebedouro – IMESB, FATEC e UNIFAFIBE, além do Canil albergue Municipal, que realizou na oportunidade, mais uma feira de adoção para que novos filhotes tiveram a oportunidade de encontrar um lar.

O evento contou com patrocínio da Coopercitrus, Unimed, Di Grecco, Cerest, Tutto Bello, Homeotécnica e DST. E apoio da Câmara Municipal, Conselho da Mulher, Fundo Social de Solidariedade, Rede Criança e Adolescente, Coordenadoria Executiva de Acessibilidade, Coordenadoria de Direitos Humanos, Departamento Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Departamento Municipal de Cultura, Comissão da Mulher Advogada – OAB, Armazém da Cerveja, IMESB, CDL, Instituto Embelleze e Movimento Superação.