Seg, Jul
Terça, 19 Dezembro 2017 06:18

Programa Jovem Agricultor do Futuro forma 5ª turma

O curso teve a duração de nove meses com aulas teóricas desenvolvidas no IMESB e práticas na Casa de Maria. Dentro do programa a Prefeitura ofereceu aos alunos transporte e materiais

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Prefeitura, IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro) “Victório Cardassi”, Sindicato Rural de Bebedouro e ONG Casa de Maria, realizaram a formatura da 5ª Turma do Programa Jovem Agricultor do Futuro. O evento foi realizado na quarta-feira (13/12), no Sindicato Rural.

Vinte e cinco adolescentes entre 14 e 17 anos participaram da cerimônia. O programa tem como objetivo promover a educação socioambiental, além de incentivar a prática de convivências pedagógicas visando à educação profissional básica necessária para o mercado de trabalho, em todas as atividades produtivas do meio rural, que foram complementadas com o desenvolvimento das competências de empreendedorismo.

A instrutora pedagógica do programa, Solange Garibaldi de Mattos, ficou responsável pelo desenvolvimento de 12 oficinas que trabalharam os temas atendimento ao cliente, atendimento em recursos humanos, trabalho em equipe entre outros. “O mais importante é que essas atividades foram desenvolvidas de forma prática, para que os alunos consigam desempenhar diversas funções na sociedade da melhor forma possível”, explica a instrutora.

O instrutor técnico do SENAR, Ademir Ribeiro Mendonça, comenta que além das aulas teóricas com o uso de apostilas, os alunos tiveram acesso a visitas técnicas e participação em ações sociais. “A resposta dos alunos foi extremamente positiva, pois o desenvolvimento da personalidade foi visível, através de avaliações continuas”, comenta o instrutor.

Através deste programa a aluna, Yane Izabela Toneli, obteve grande desenvolvimento. De uma adolescente com comportamento mais reservado, aprendeu técnicas que lhe renderam maior sociabilidade para interagir melhor com as pessoas e possibilitar que realize seus objetivos de vida. “Aprender a trabalhar em grupo foi fundamental para minha vida, pois além conviver melhor com as pessoas aprendi a trabalhar técnicas agrícolas e ajudar meu pai nessa área”, diz Yane.

Para o paraninfo da turma, Roberto Campanelli, a dedicação desses jovens em prol do futuro profissional é um dos passos mais importantes de suas vidas, pois observa que o agronegócio no Brasil tem sido o segmento que dá sustentação a economia e coloca o país em evidência no mundo. “Dentro dessa iniciativa esses alunos cresceram não somente no campo profissional, mas também em relação a postura no enfrentamento das situações e especialmente exercitaram o desenvolvimento do caráter e da ética, valores tão fundamentais na atual sociedade brasileira”, enfatiza o paraninfo.

Campannelli, também acrescenta que para garantir ainda melhores chances para os adolescentes o Departamento de Recursos Humanos da Coopercitrus, estabeleceu uma cooperação com o programa e selecionará três desses alunos que concluíram o curso, e os premiará com R$ 2 mil cada um. Dinheiro que será pago em parcelas de R$ 200 ao longo dos dez meses do próximo ano letivo do Ensino Médio, aos alunos que apresentarem melhor performance na escola nas questões, frequência em aula, boas notas, bom relacionamento, entre outros.

O prefeito, Fernando Galvão, ressalta que essa foi mais uma grande parceria em que a Prefeitura se envolve, sempre buscando a melhoria na qualidade de vida da população. “É muito importante acompanhar a formação desses jovens, como professor busco sempre estar ao lado de eventos que possibilitem o crescimento cultural das pessoas pois essa é uma conquista que não pode ser retirada, além de ser um início do processo de empregabilidade”, observa o prefeito.

O projeto teve início no ano de 2013 e desde então vem se desenvolvendo gradualmente, sendo uma referência em toda a região e recebendo cada vez mais parceiros como a Coopercitrus, Nonino e do empresário Jovane Mariano da Silva, das lojas É D+.