Sex, Jul
Terça, 06 Junho 2017 05:47

DAEE doa equipamento de desassoreamento para Bebedouro

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos - Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Comitê da Bacia do Pardo Grande (BPG), fez a doação de uma draga para a Prefeitura de Bebedouro. A assinatura do termo de doação ocorreu na manhã de segunda-feira (05/06), em Ribeirão Preto, com a participação de diretores do órgão, Carlos Eduardo Alencastre, Renato Trivelenti, Fernando Gouvêa e Claudio Moreira com o prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão.

A draga doada é a mesma que fez o desassoreamento do lago artificial de Bebedouro e servirá para a limpeza de rios, córregos, lagoas e lagos do município.  “É um equipamento importante para fazer esse tipo de serviço, é o único equipamento que consegue trabalhar em lagos, represas, por fazer essa dragagem e retirar o material a uma distância razoável, portanto, tem um bom rendimento”, detalhou o diretor do BPG, Carlos Alencastre.

O prefeito Fernando Galvão agradeceu a doação, lembrando que o trabalho feito no lago muito contribuiu para Bebedouro. “O lago além do ponto turístico e do paisagismo também se transformou em um grande reservatório de água, e isso em momentos de seca é fundamental, já utilizamos e bombeamos água em período de racionamento. Quero agradecer ao governo do estado de São Paulo que vem sendo um grande parceiro de nosso município, essa draga servirá para outras ações do município e temos várias regiões que precisam ser desassoreadas”, reforçou.

O diretor do SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro), Gilmar Feltrin afirma que o equipamento foi essencial para o desassoreamento do lago. “Sem a draga não conseguiríamos limpar o lago. Esse equipamento ajudará no trabalho dos reservatórios de água que temos nos córregos do Retiro e da Consulta, e futuramente no córrego Bebedouro”, disse.

Desassoreamento do lago
O desassoreamento foi um processo longo, iniciada na primeira gestão do prefeito Fernando Galvão. Com o trabalho, o cartão postal da cidade, aumentou a profundidade do lago, prevenindo enchentes no local e servindo como reservatório de água para períodos de seca.

A orla do lago tornou-se ponto de lazer e encontro da família bebedourense e visitantes da região. Pista de caminhada, ciclovia, praça iluminada, novos bancos, lixeiras e pintura fazem parte da primeira etapa da obra de revitalização, concluída no final de 2015.

No ano passado foi entregue a segunda etapa da obra de revitalização, com ecoparque, minicidade de trânsito para diversão e educação das crianças, reforma do sambódromo, trilha ecológica, novos bancos e extensão das pistas de caminhada e ciclovia.

Temos 491 visitantes e Um membro online