Sex, Jul
Sexta, 02 Junho 2017 05:20

Lançada Operação Estiagem 2017

Lançada Operação Estiagem 2017 Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Na quinta-feira (01/06), na sala de reuniões da Prefeitura de Bebedouro, foi lançada oficialmente a Operação Estiagem 2017, que tem como objetivo garantir a integridade de campos e florestas através de ações de prevenção, monitoramento e combate ao fogo.

Os trabalhos fazem parte de uma ação da Secretaria do Meio Ambiente - Governo do Estado de São Paulo, denominada “Operação Corta-Fogo”.

A época de estiagem ocorre nos meses de junho a outubro - período este de ar seco e ventos fortes.

O subtenente do Corpo de Bombeiros de Bebedouro, Mário Pereira Gomes Filho, ressaltou as principais causas de incêndio registradas pelos bombeiros durante esse período. “Bitucas de cigarro lançadas em rodovias e pessoas no intuito de limparem seus terrenos e quintais colocam fogo no mato causando um risco imenso para toda população”. O subtenente ressalta ainda a colaboração dos moradores com o atendimento oferecido. “O Corpo de Bombeiros de Bebedouro atende não somente a cidade, mas também outras nove cidades da região, e infelizmente conta com poucos homens para tamanha demanda”.

O presidente da Defesa Civil, Márcio José Martins, apresentou as previsões meteorológicas para esse período. “Como é uma época muito seca, acabamos tendo uma umidade do ar muito baixa. Felizmente não teremos uma estiagem muito grande esse ano, serão chuvas de cinco a dez dias durante todos os meses, e serão essas chuvas que manterão o tempo agradável”. E fala também sobre as temperaturas previstas para os próximos dias. “Nesse final de semana termos uma média de sete a dez graus, mas depois a temperatura melhora um pouco. O frio de verdade está previsto para a segunda quinzena de agosto”.

Luiz Antônio Luciano da Silva, diretor operacional da Defesa Civil, fala sobre a preparação que está sendo realiza em conjunto com a Guarda Civil Municipal, Tiro de Guerra e Bombeiros Civis. “Estamos participando de treinamentos para que diversas forças de nossa cidade estejam preparadas para qualquer situação”. E relata a classificação positiva da Defesa Civil de Bebedouro em relação a região. “Estamos em primeiro lugar no i13, em quesitos de preparação prática e teórica, estruturas como a estação meteorológica e nosso caminhão. Estamos a frente de cidades como São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Araraquara”. Ressalta.

Durante a apresentação, parceiros como a Concessionária de Rodovias TEBE, representada pelo gerente de Recursos Humanos, Ivair Pereira da Silva, demonstraram apoio necessário para ações de prevenção. “Estamos trabalhando junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para que toda a comunidade tenha uma segurança maior em relação a incêndios nas rodovias”. E finaliza. “Trabalhamos com faixas nas rodovias aconselhando as pessoas para que não joguem bitucas de cigarro que contribuem para incêndios de grandes proporções”.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Bebedouro contam com o apoio de toda população para um baixo índice de incêndios não somente nesse período de maior seca, mas durante todos os dias do ano.

Provocar incêndios florestais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com pena de multa e até prisão.

Serviço de Emergência: Disque 193.

Temos 433 visitantes e Um membro online