Sex, Jul
Quarta, 05 Abril 2017 05:24

Caminhada conscientiza sobre autismo

Caminhada conscientiza sobre autismo Foto: Assessoria Municpal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A Apae de Bebedouro realizou na manhã de segunda-feira (3), em frente à Prefeitura, um Movimento de Conscientizar ao Autismo, reunindo pais e alunos da entidade, estudantes de escolas municipais e Educandário, para uma reflexão sobre o tema, conhecido como TEA – Transtorno do Espectro do Autismo – uma disfunção do desenvolvimento neurológico que causa prejuízos em áreas importantes como comunicação e interação social.

O evento que teve como lema “É preciso um novo olhar” levou ao conhecimento dos presentes o trabalho desenvolvido pela Apae Bebedouro, que conta com Núcleo de Atendimento Educacional Especializado em Autismo, que desenvolve trabalho de diagnóstico e intervenção através de equipe multidisciplinar que atua diariamente junto às crianças, as famílias e escola de ensino regular.

Feliz com o evento, o presidente da Apae, Rogério Lemos Valverde falou sobre a importância da conscientização. “Estar presente aqui e presenciar tantos alunos, crianças, já se conscientizando sobre o autismo é gratificante”, frisou Valverde, lembrando que a entidade trabalha com cerca de 100 funcionários e presta atendimento a 400 crianças e adolescentes diariamente. “Como núcleo de autismo fomos os pioneiros na região”, enalteceu.

Falando sobre os desafios enfrentados pelas famílias, Gisele Martins, mãe do garoto Nícolas, contou sua experiência ao descobrir que o filho era autista. Diagnosticado com um ano e meio, Gisele lembrou as dificuldades em aceitar o distúrbio e as alegrias no desenvolvimento e conquistas do garoto após sua entrada na Apae.