Sex, Jul
Quinta, 05 Mai 2016 05:12

Lago terá pedalinhos, trilha ecológica e minicidade

Inauguração será no dia 05 de junho, às 10h

A Prefeitura continua investindo no lazer e turismo em Bebedouro. O prefeito Fernando Galvão anunciou, nesta segunda-feira (02), uma novidade que vai encantar crianças e adultos no Lago Artificial: pedalinhos. Nesta segunda etapa, o local também ganhará uma minicidade de trânsito, ciclovia, pista de caminhada, ecoparque (parque infantil) e trilha ecológica.

O ecoparque e o sambódromo já foram finalizados. Minicidade, trilhas, novos bancos e ciclovias estão em fase final. “Nosso lago ficará ainda mais encantador com os pedalinhos. Já instalamos um lindo chafariz, agora serão pedalinhos para deixar os finais de semana das nossas crianças ainda mais especial”, afirma o prefeito e idealizador do projeto Galvão.

Nesta etapa, o sambódromo recebeu pintura, drenagem e recuperação do pavimento (asfalto) e 140 mudas de árvore nativas. O projeto visa criar uma grande área de lazer junto ao cartão postal de Bebedouro, com o apoio da Garagem Municipal, SEMEB, Parque Ecológico e os departamentos de Meio Ambiente e de Obras.

Lazer em alta – Um dos mais famosos lagos da região ganhou, na primeira etapa, um moderno chafariz informatizado, pista de caminhada, ciclovia, praça iluminada, novos bancos, lixeiras e pintura.

Reservatório de água – A obra também foi importante para enfrentar a maior crise hídrica dos últimos anos. O lago foi transformado em um grande reservatório de água e, após entrar em operação, evitou o racionamento de água no segundo semestre de 2015. O Lago Artificial já é capaz de bombear água para a estação de tratamento. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) instalou quatro bombas, que captam cerca de 200 m³ por hora. A água é enviada para a CAP 1, no Jardim Três Marias.

Enchentes - Com o passar dos anos, rios e lagos passam por assoreamento - acúmulo de lixo, areia, entulho e outros detritos no fundo. Nesta obra, o desassoreamento foi necessário para diminuir os impactos das cheias na região Leste (Jardim Laranjeiras e região do Lago). “O desassoreamento é um processo lento. Dragas, retroescavadeiras, tratores e caminhões basculantes retiram os detritos. Foi uma obra importante para abastecimento de água. Hoje já conseguimos retirar 200 m³ por hora para abastecer Bebedouro”, finaliza Gilmar Feltrim, diretor do Saaeb.