Segunda, 07 Dezembro 2015 08:52

Concurso cultural entrega prêmios a professores com destaque na aplicação da sustentabilidade em sala de aula Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro contou com parceria da Coopercitrus, BASF e Fundação Espaço ECO®

Na última sexta-feira (04/12), aconteceu a cerimônia de premiação do concurso “Compromisso com o Futuro: Educador Nota 10”. O objetivo da iniciativa é valorizar os professores do Sistema Municipal de Ensino de Bebedouro que desenvolveram boas práticas de sustentabilidade em sala de aula ao longo do ano. O Concurso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro, Coopercitrus, BASF e Fundação Espaço ECO® (FEE®).

“Mais uma vez valorizamos nossos professores pelo empenho e dedicação destinados para levar um tema cada vez mais importante para dentro da sala de aula. Sabemos dos diversos desafios diários destes profissionais e vê-los engajados neste projeto é muito gratificante” afirma Ana Silvia Bergantini Miguel, secretária Municipal de Educação de Bebedouro.

Uma comissão julgadora, composta por representantes da Coopercitrus, Secretaria de Educação, BASF e FEE®, analisou os trabalhos. Os vencedores do concurso foram os professores: 1º Lugar - Rodrigo Gomes, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lellis do Amaral Campos com o projeto Retratos da Comunidade; 2º Lugar - Maria de Fátima Soares Ribeiro, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e EMEB Stélio Machado Loureiro com a Sequência Didática "Nós Somos o Mundo"; e em 3º Lugar - Luciana C. Pereira Oliveira Alves, da EMEB João Pereira Pinho com a Sequência Didática - Atlas Ambiental: fonte de pesquisa, elaboração, ampliação e sistematização de conhecimentos.

Para Adriano Mendonça Guilherme, representante técnico de Vendas da BASF e membro do comitê julgador, “o envolvimento da empresa na educação é fundamental para o desenvolvimento da região. Se envolvermos a sustentabilidade neste contexto, teremos um futuro ainda melhor”.

Destinado para professores do 5° ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sistema Municipal de Ensino, o concurso premiou os três primeiros colocados com um notebook, um tablet e um smartphone, respectivamente. Os vencedores apresentaram as melhores iniciativas, utilizando o Atlas Ambiental Mata Viva® de Bebedouro, material didático que visa criar novos multiplicadores da sustentabilidade, promovendo, além da capacitação dos professores, um aprendizado a alunos das escolas públicas.  O Projeto é uma iniciativa da Coopercitrus em parceria com a BASF e realizado pela FEE®.

“A cada ano que realizamos o concurso em Bebedouro, percebemos quanto o Atlas Ambiental Mata Viva® tem contribuído para tornar o ensino-aprendizagem significativo e de qualidade. Os professores têm papel fundamental nesta jornada, pois estão sempre em busca de aprimoramento de suas práticas de forma que os alunos possam identificar como a sustentabilidade está presente em seu cotidiano”, afirma Taísa Caires, consultora de Educação para a Sustentabilidade da FEE®.

Para participar do concurso, os professores tiveram que enviar um relato detalhado de experiência de uma atividade didática com fotos, vídeos ou outras formas de registro.

“Este tipo de iniciativa mostra como o trabalho com as escolas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. À medida que alcançamos o maior número de professores e alunos, teremos o engajamento de nossa comunidade diariamente” afirma Agostinho Mário Boggio, gerente do departamento técnico agropecuário Coopercitrus.