Qua, Jul
Quinta, 22 Outubro 2015 18:30

Lago entra em operação e evita racionamento em outubro

Cidades da região já estão com racionamento;
Saaeb alerta para o desperdício de água

O Lago Artificial já está bombeando água para a estação de tratamento. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) instalou quatro bombas, que captam cerca de 200 m³ por hora. A água é enviada para a CAP 1, no Jardim Três Marias.

Para o prefeito, Fernando Galvão, a obra no lago foi essencial para manter o abastecimento da cidade, mas alerta para o desperdício. “Foi um trabalho longo e complexo, mas o resultado é gratificante. As cidades da região estão com racionamento há dias e Bebedouro continua levando água de qualidade à população”, diz o prefeito, que completa: “É importante reforçar a importância do uso racional da água, um bem vital, mas finito. A prefeitura fez seu trabalho e, agora, contamos com a colaboração da população”.

A CAP1 represa e capta água do Córrego da Consulta, utilizando-se de duas bombas de 350 CV de potência - uma reserva da outra. “A capacidade é de recalcar cerca de 480 m³/h de água bruta. Com o período de estiagem, os reservatórios estão muito baixos. A obra no lago foi importantíssima e, sem ela, já estaríamos em racionamento há muito tempo. Mas é importante não desperdiçar água”, enfatiza o presidente da autarquia, Gilmar Feltrin.

Feltrin explica que foi adquirida uma bomba para a retirada da água, que deve entrar em operação na próxima semana. A autarquia investiu R$ 50 mil. “Acionamos quatro bombas emergências, para garantir o abastecimento nesta semana”.

Orlândia, Jaboticabal, Ribeirão Preto, Monte Alto e Franca já estão ou vão iniciar o racionamento nos próximos dias.

Lazer em alta – O Lago também voltará a ser o cartão postal de Bebedouro. Um dos mais famosos lagos da região ganhará um moderno chafariz informatizado, pista de caminhada, ciclovia, praça iluminada, novos bancos, lixeiras e pintura. Uma combinação perfeita para um delicioso final de semana com a família.

Desassoreamento - Com o passar dos anos, rios e lagos passam por assoreamento - acúmulo de lixo, areia, entulho e outros detritos no fundo. Nesta obra, o desassoreamento foi necessário para diminuir os impactos das cheias na região Leste (Jardim Laranjeiras e região do Lago). “O desassoreamento é um processo lento. Dragas, retroescavadeiras, tratores e caminhões basculantes retiram os detritos. Foi uma obra importante para abastecimento de água. Hoje já conseguimos retirar 200 m³ por hora para abastecer Bebedouro”, finaliza Feltrim.

Mais informações pelo telefone (17) 3344-5100.

Lido 1548 vezes Última modificação em Sexta, 23 Outubro 2015 09:33