Qui, Jul
Quarta, 14 Outubro 2015 17:32

Bebedouro é destaque nacional em indicadores sociais e econômicos

Cidade é a segunda do Brasil entre os municípios de médio porte;
Galvão é premiado por avanços

Bebedouro segue avançando e conquistando espaço no cenário nacional. Após ser destaque em geração de empregos, o município crava o 2º lugar em Responsabilidade Social, no ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, da Revista IstoÉ. O prefeito Fernando Galvão recebeu o prêmio pelos avanços sociais em Bebedouro nos últimos anos, nesta quarta-feira (14), em São Paulo.

“Queremos ajudar o Brasil a conhecer as experiências que estão dando certo, para que possam ser replicadas em todo o País”, diz Caco Azulgaray, responsável pela publicação da Revista Istoé. "Bebedouro se destacou entre as melhores cidades do Brasil em diversos indicadores e o ranking vai mostrar o município para todo país, atraindo mais investimentos e negócios", completou Mauricio Arbex, diretor da Revista.

Para o prefeito, Bebedouro se sente honrada por compor este seleto grupo. “A classificação mostra que nossos projetos e políticas públicas estão se consolidando com sucesso. Temos muitos desafios pela frente e vamos continuar batalhando para nossa cidade se destacar cada vez mais”, comemora Galvão.

De acordo com a publicação, o objetivo foi mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico, em um conjunto de indicadores nas áreas social, econômica e digital, que resultou no primeiro e mais abrangente ranking das Melhores Cidades do Brasil.

Fernando Galvão lembrou que, no primeiro semestre, Bebedouro ficou entre as cidades que mais geraram emprego no país e no Estado de São Paulo. “Nossa cidade vem se mostrando forte perante a crise. Estamos trabalhando com seriedade e os resultados começam a aparecer”.

Metodologia - O estudo inédito, fruto de parceria da IstoÉ e da Austin Ranting, considerou a evolução de 212 indicadores, em análises quantitativas e qualitativas, em 5.565 cidades brasileiras, classificadas por portes - pequeno (até 50 mil habitantes), médio (50 mil a 200 mil habitantes) e grande (acima de 200 mil habitantes). Bebedouro conquistou a 2ª colocação entre as cidades de seu porte, em indicadores de responsabilidade social.

7ª do Brasil -  A cidade foi a 7ª do Brasil na geração de emprego – foram geradas 2.903 novas vagas, de janeiro a julho deste ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na contramão – Galvão lembra que Bebedouro está com várias obras em andamento. Só no Hospital Regional serão investidos R$ 100 milhões. A Prefeitura iniciou a maior recuperação asfáltica da história - com investimento superior a R$ 5 milhões, e o Lago Artificial será um dos cartões postais mais bonitos da região.

“Após 40 anos, Bebedouro ganhou um moderno transporte coletivo e, em breve, vamos abrir a licitação para construção de casas da CDHU e da Estação de Tratamento de Esgoto – mais R$ 40 milhões em investimentos. Implantamos uma Faculdade de Logística e estamos atraindo novas empresas para a cidade. Com parcerias e um trabalho sério, Bebedouro vem se consolidando como uma potência estadual”, diz Galvão.

Estrutura analisada pelo IISD

A Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), analisando os 212 indicadores. Confira as categorias:

Indicadores Digitais
Mobilidade Digital
Acesso Digital ao Conhecimento

Indicadores Sociais
Atenção ao Jovem
Qualidade de Vida
Responsabilidade Social
Desenvolvimento Humano
Habitação

Indicadores Fiscais
Aplicação na saúde e educação
Capacidade de arrecadação
Sustentabilidade
Execução

Indicadores Econômicos
Padrão de Vida
Mercado de Trabalho
Comércio Exterior

Mais informações no site www.istoe.com.br.