Sáb, Jul
Quarta, 23 Setembro 2015 09:56

57º Campeonato Nacional de Planadores termina no sábado (26)

57º Campeonato Nacional de Planadores termina no sábado (26) Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A cidade demonstra sua qualidade na prática do voo a vela. O Aeroclube de Bebedouro e a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV), realizarão no sábado (26) a final do 57º Campeonato Nacional de Planadores Voo a Vela. A competição conta com a presença de 31 equipes, totalizando mais de 170 pessoas, divulgando o município até internacionalmente. O evento ocorrerá das 11h às 17h no Aeroporto Municipal.

O evento acontece desde o dia 13/09 e conta com um piloto alemão e de várias partes do país. “Muitos setores da cidade se movimentaram com a presença de tantos turistas. Isso eleva o nome do município e cria o intercâmbio cultural tão fundamental para o desenvolvimento”, observa o prefeito, Fernando Galvão.

O presidente do Aeroclube e diretor do campeonato, Angelo Hermini, qualifica esse campeonato como um dos melhores em relação a meteorologia favorável e nível técnico dos competidores. “A competição é uma grande mídia para promover o município, possibilitando que a cada ano consigamos trazer mais conquistas para o esporte”, explica Angelo.

O piloto, Leandro Jamarco, representante do Clube de Voo a Vela do Rio de Janeiro, pratica o esporte há cerca de 20 anos. Elogia Bebedouro por ser o maior centro de Voo a Vela do interior do Estado de São Paulo.

Luiz Carlos Afonso, de São José dos Campos, diz que já participou de outros campeonatos na cidade na década de 1990 e em 2014, e mantém um planador no Aeroporto. Valoriza a maior acessibilidade a esse esporte, que segundo sua visão pode gerar grandes oportunidades, criando pilotos ou fabricantes de instrumentos para planadores.

A competição dividida em três categorias Olímpica, Racing e Open, premiará os 1º, 2° e 3º de cada uma, com troféus, abrindo posteriormente a possibilidade de classificar um piloto para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Planadores, que ocorrerá na Lituânia em 2016.

Curso de pilotos - Bebedouro terá escola de pilotos para jovens carentes. A Prefeitura Municipal, a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) e o Aeroclube firmaram, no sábado (19), parceria para criação de uma escola para pilotos de planadores. O projeto Voa Planador São Paulo II é voltado para jovens e adolescentes de escolas públicas de Bebedouro. Serão disponibilizadas dez bolsas gratuitas. As aulas começam em aproximadamente 40 dias, no IMESB.