Sáb, Jul
Terça, 22 Setembro 2015 12:35

Bebedouro terá escola de pilotos para jovens carentes

Bebedouro terá escola de pilotos para jovens carentes Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Projeto é pioneiro no Estado

Bebedouro consolida, mais uma vez, seu potencial para aviação. A Prefeitura Municipal, a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) e o Aeroclube firmaram, no sábado (19), parceria para criação de uma escola para pilotos de planadores. O projeto Voa Planador São Paulo II é voltado para jovens e adolescentes de escolas públicas de Bebedouro. Serão disponibilizadas dez bolsas gratuitas. As aulas começam em aproximadamente 40 dias, no IMESB.

O projeto é fruto de parceria da prefeitura e Governo do Estado de São Paulo. “Fizemos questão de apoiar este projeto tão importante. Nossos jovens poderão fazer um curso profissionalizante totalmente gratuito. Vamos oferecer transporte, alimentação e todo apoio aos nossos futuros pilotos”, informa o prefeito, Fernando Galvão. “E o melhor: só podem participar jovens carentes, alunos do ensino médio de escolas públicas. É um projeto pioneiro; temos muito orgulho por Bebedouro ser escolhida”, comemora Galvão.

Para participar é necessário ter de 16 a 18 anos incompletos, morar em Bebedouro e ser aluno do ensino médio de escolas públicas, com bom desempenho escolar. O curso de Formação como Piloto de Planador segue regulamentação da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.

Os pilotos irão aprender noções básicas à formação de pilotos - cronograma e planilhas orçamentárias, aprovadas pela SELI e regulamentadas pela ANAC (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil RBAC-61).

Seleção – O diretor do Aeroclube, Angelo Hermini, explica que o curso tem duração média de dois anos, com 70 voos e aulas teóricas. “Já realizamos uma reunião com os diretores de escola e, no início de outubro, faremos uma palestra apresentando o esporte aos alunos. Os interessados farão uma redação e vão responder um questionário. Serão selecionados 30 jovens que, em grupos de 10, passarão o final de semana no aeroclube, conhecendo a dinâmica do esporte. A equipe irá selecionar os dez bolsistas do projeto”.

O resultado deve sair em aproximadamente 40 dias. Os futuros pilotos recebem uniforme, transporte, alimentação, protetor solar, óculos escuros e realizam exame médico no Hospital da Aromático, em São Paulo.

Disputa Nacional - A Prefeitura apoia o 57º Campeonato Nacional de Planadores Voo a Vela, que acontece até sábado (26), em Bebedouro. Considerado o “paraíso do voo a vela” e um dos melhores locais do Brasil para planar, o município já sediou 12 das 56 edições do evento.

Voo a Vela (Planador) - Voo a Vela é o esporte que permite ao homem voar como os pássaros, em uma aeronave sem motor e que aproveita as forças da natureza para ganhar altura e percorrer grandes distâncias. O planador é uma aeronave sem motor, mais densa do que o ar e com uma configuração aerodinâmica semelhante a de um avião, que se mantém voando graças às correntes atmosféricas.

Mais informações pelo telefone (17) 3345-9106.