Qui, Jul
Quarta, 16 Setembro 2015 12:29

Obra no Lago segue cronograma

Obra no Lago segue cronograma Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Há 40 anos local não passava por uma limpeza tão profunda

As obras no Lago Artificial de Bebedouro seguem avançadas. Nesta etapa, pontes, guarda-corpo e comportas recebem uma nova pintura. A equipe do Departamento de Obras já finaliza a limpeza das margens e a construção da pista de caminhada e ciclovia. O Lago ganhará, ainda, um moderno chafariz informatizado.

O prefeito, Fernando Galvão, explica que a fase mais demorada já foi concluída. “O desassoreamento é complexo, mas foi a etapa mais importante. Descobrimos oito nascentes de água, garantindo a nossa cidade um dos mais importantes reservatórios de áygua da região”, enfatiza.

O projeto segue o cronograma natural – desassoreamento, pintura, limpeza, pista de caminhada, ciclovia, iluminação e plantio de árvores. “Esta etapa prevê a limpeza das margens, já em fase de conclusão. Com as chuvas da semana passada, cresceu a quantidade de algas, aguapés e ‘capim flutuante’. Nossa equipe trabalhou intensamente e o material já foi retirado, não é tóxico e não faz mal à saúde”, confirma o diretor de Obras, Gilmar Feltrim.

As algas são organismos fotossintéticos e duplica na presença de nutrientes, como fósforo, nitrogênio e com a presença de luz e calor. “As chuvas elevaram a quantidade dos organismos, ação já prevista em nosso cronograma”, finaliza Feltrim.

Chafariz - A Prefeitura buscou parcerias para diminuir os custos do projeto. “Escolhemos um chafariz moderno, para embelezar nossa cidade e proporcionar momentos de lazer às nossas famílias, além de atrair turistas e movimentar a economia. Serão R$ 200 mil, fruto de uma parceria com a iniciativa privada”, informa Galvão. “Bebedouro terá de volta seu cartão postal. E mais bonito do que nunca!”, completa o prefeito.

Mobilidade – Começou, no mês passado, a construção da pista de caminhada e ciclovia, construídas uma ao lado da outra - vão da Praça Paula Frassinetti a praça do Centenário.

Abastecimento – O Lago Artificial se transformou em importante ferramenta no abastecimento de água de Bebedouro. Com a descoberta das nascentes, será possível manter um grande reservatório de água. As comportas já foram fechadas.

Desassoreamento - Com o passar dos anos, rios e lagos passam por assoreamento - acúmulo de lixo, areia, entulho e outros detritos no fundo. Nesta obra, o desassoreamento foi necessário para diminuir os impactos das cheias na região Leste (Jardim Laranjeiras e região do Lago). O desassoreamento é um processo lento. Dragas, retroescavadeiras, tratores e caminhões basculantes retiram os detritos.

Mais informações pelo telefone (17) 3344-5100.