Qui, Jul
Sexta, 11 Setembro 2015 10:12

Bebedouro sediará 57º Campeonato Nacional de Planadores

Bebedouro sediará 57º Campeonato Nacional de Planadores Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Os competidores concorrerão a troféus de 1º a 3º colocados, nas categorias Olímpica, Racing e Open

A Prefeitura valoriza eventos que divulguem o município nacionalmente. O Aeroclube de Bebedouro e a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV), realizarão de 13 a 26 de setembro o 57º Campeonato Nacional de Planadores Voo a Vela. Até o momento cerca de 30 equipes estão inscritas, é esperada a presença de mais de 150 pessoas entre organizadores, pilotos e equipes. O evento ocorrerá das 11h às 17h, no Aeroporto Municipal.

O prefeito, Fernando Galvão, observa que Bebedouro possui tradição para a prática desse esporte, que atrai inúmeros turistas e movimenta o município. “A presença constante de pilotos de outras cidades, estados e até países, divulga com eficiência a cultura local, que a cada ano ganha mais credibilidade dentro do esporte”, afirma o prefeito.

Segundo o presidente do Aeroclube e diretor do campeonato, Angelo Hermini, o Aeroclube de Bebedouro está em 1º lugar nacionalmente no número de voos de planadores, e 2º da América do Sul. “Dentro do campeonato, será realizada duas etapas, fase Sudeste e na sequencia o encerramento nacional, onde sairá o representante brasileiro, que representará o país no Campeonato Mundial de Planadores na Lituânia”, diz o presidente do Aeroclube.

Histórico: Bebedouro é o local que mais tem sediado o evento. Das 56 edições realizadas, a cidade foi sede do evento por 12 vezes. Bebedouro é considerado um paraíso volovelístico que foi descoberto para campeonatos em 1992, devido a uma tríade única que combina meteorologia fantástica, espaço aéreo livre e boa malha terrestre.

A cidade conta com um ativo Aeroclube de planadores que sempre serviu de base de apoio para a realização de todos estes campeonatos. O Aeroclube de Bebedouro é um dos mais movimentados aeroclubes do estado de São Paulo, contando com a ajuda de projetos como o “Voa São Paulo”, “Santos Dumont” e outros. Em breve, o Aeroclube de Bebedouro, estará recebendo o Projeto “Voa Planador São Paulo 2”, que irá trabalhar com adolescentes de 16 aos 18 anos.

Seja sediando campeonatos, servindo de base para voo de recordes, e ativo na instrução primária, o Aeroclube de Bebedouro tem sido o local onde mais se voa de planador nos últimos anos no Brasil.  Em 2014 foram voados 40 mil km em quase 700 voo. Com isso, a cidade ficou em primeiro lugar no Brasil e segundo na América do Sul.