Qua, Jul
Quinta, 13 Agosto 2015 13:53

ETE atinge mais de 90% de eficiência

ETE atinge mais de 90% de eficiência Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (SAAEB) está investindo na melhoria do saneamento básico. A autarquia conquistou eficiência inédita na Estação de Tratamento de Esgoto do Córrego Mandembo - superior a 90% -, confirmada pelos quatro laboratórios credenciados, Bioagri, Eco system, Cetesb e Unaerp.

Segundo o diretor do SAAEB, Gilmar Feltrim, em 2012, a eficiência da ETE era de 62% - os níveis aceitáveis são entre 80% a 87%. “Esse trabalho contribui para a melhor preservação ambiental, despoluindo o Córrego do Mandembo. O Local já conta com vida aquática e animais, como patos e jacarés, comprovando a eficiência dos trabalhos executados”, comenta.

A análise é realizada por laboratórios a cada seis meses, de acordo com os parâmetros da legislação ambiental vigente. Avalia resíduos sólidos, óleos e graxas, demanda química e bioquímica de oxigênio, PH, alcalinidade, oxigênio dissolvido entre outros parâmetros.

Estrutura - O processo de tratamento de lagoas de estabilização é constituído de uma lagoa anaeróbica, duas lagoas facultativas, um tanque de desinfecção, grade, caixas de areia, e escada de aeração. O esgoto é transportado para a estação através de um sistema de esgotamento, constituído por interceptores, sifões, travessias, emissários e estação elevatória, totalizando 6 km de extensão com diâmetros variando de 0,30 m a 0,40 m.

Localização - A estação está localizada a cerca de 500m da margem direita do Córrego Mandembo, afluente do Córrego Bebedouro, em uma área distante cerca de 4 km do perímetro urbano. A área beneficiada compreende 20 bairros das regiões norte e nordeste da cidade.