Sáb, Jul
Terça, 11 Agosto 2015 11:35

Lago terá chafariz, ciclovia e pista de caminhada

Obras seguem até dezembro deste ano

O Lago Artificial voltará a ser o cartão postal de Bebedouro. O prefeito Fernando Galvão anunciou, na sexta-feira (07), mais uma atração. Um dos mais famosos lagos da região ganhará um moderno chafariz informatizado. Pista de caminhada, ciclovia, praça iluminada, novos bancos, lixeiras e pintura. Uma combinação perfeita para um delicioso final de semana com a família.

A Prefeitura buscou parcerias para diminuir os custos do projeto. “Escolhemos um chafariz moderno, para embelezar nossa cidade e proporcionar momentos de lazer às nossas famílias, além de atrair turistas e movimentar a economia. Serão R$ 200 mil, fruto de uma parceria com a iniciativa privada”, informa Galvão. “Bebedouro terá de volta seu cartão postal. E mais bonito do que nunca!”, completa o prefeito.

No início do mês, a equipe do Departamento de Obras começou a construir a pista de caminhada e a ciclovia. “Nosso lago terá, ainda, plantio de árvores e outros atrativos turísticos. A ciclovia e a pista serão duas pistas paralelas, que vão da Praça Paula Frassinetti a praça do Centenário”, diz o diretor de Obras, Gilmar Feltrim.

Há 40 anos o Lago Artificial não passava por uma limpeza tão profunda. A primeira e mais complexa etapa do projeto retirou desassoreou uma área de quase 111 mil metros quadrados. “Já utilizamos mais de 60 mil caminhões de terra. Foram retirados, em média, 120 a 130 caminhões por dia do local”, finaliza Feltrin.

Desassoreamento - Com o passar dos anos, rios e lagos passam por assoreamento - acúmulo de lixo, areia, entulho e outros detritos no fundo. Nesta obra, o desassoreamento é necessário para diminuir os impactos das cheias na região Leste (Jardim Laranjeiras e região do Lago). “O desassoreamento é um processo lento. Dragas, retroescavadeiras, tratores e caminhões basculantes retiram os detritos. A dificuldade se dá pela movimentação do equipamento em terreno instável”, informa Feltrim.

Mais informações pelo telefone (17) 3344-5100.