Qua, Jul
Quarta, 01 Abril 2015 05:49

Segunda reunião do Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Bebedouro por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza a segunda reunião que discutirá o Plano Municipal de Educação na quarta-feira (01/04), às 13H30 na sala de reuniões da Prefeitura.

O Plano Municipal de Educação deve ser elaborado por todos os municípios brasileiros e terá vigência de 10 anos. Na primeira reunião foi explicado o que é o PME, e agora será apresentado o documento base com metas e estratégias às entidades e aos grupos ligados à educação para que contribuam com o debate e apresentem propostas.

A diretora financeira da SEMEB, Rosangela Toledo, explica que as reuniões antecedem as audiências públicas que ocorrerão na segunda quinzena de abril. “Após as audiências será elaborado um projeto de lei e enviado para Câmara Municipal, onde os vereadores também discutirão o plano. A ideia é dar voz a todos os segmentos da sociedade para juntos elaborarmos esse importante documento que norteará as ações da educação”, afirma Rosangela. Explica ainda, que muitos municípios terceirizaram essa tarefa contratando assessoria educacional para realização do plano.

Bebedouro, entretanto, elaborará seu plano com a coordenação da SEMEB e com os segmentos da educação, dialogando com todos os setores da sociedade.

Plano Municipal de Educação
O Plano Municipal de Educação é um instrumento de planejamento político-educacional  com duração de 10 anos, considerado um plano de Estado e não de governo, e é articulado a uma legislação estadual e nacional. O Plano Municipal de Educação é um importante mecanismo contra a descontinuidade das políticas, visto que orienta a gestão educacional e referencial o controle social e a participação cidadã.