Sáb, Maio
Quinta, 05 Fevereiro 2015 06:38

Prefeitura de Bebedouro promoverá “Mutirão de Combate à Dengue”

A Prefeitura de Bebedouro, por meio de uma ação conjunta entre os diversos departamentos e secretarias, promoverá um “Mutirão de Combate à Dengue” durante todo o mês de fevereiro em razão da endemia da doença no município. Na sexta-feira(06/02) terá início no jardim Alvorada, e no sábado(07/02), Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, haverá a ação.

A ação integrada, que atenderá todos os bairros de Bebedouro, envolverá visitas às residências, retirada de materiais que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da doença, distribuição de materiais educativos sobre saúde e de como evitar a formação de novos criadouros.

O formato da ação foi definido, na quarta-feira (04/02), durante reunião que contou com a presença do vice-prefeito, Rômulo Camelini, que reuniu diretores e coordenadores das áreas da Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Garagem Municipal, Departamento de Engenharia e Obras, Departamento Jurídico, SAAEB e Zoonoses para a realização da ação de combate à doença.

“A dengue é uma doença grave que pode levar à morte, por isso, precisamos do envolvimento da população”, afirma o vice prefeito e médico, Romulo Camelini.

Para o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Eurico Medeiros Júnior, a ação é um meio de despertar a consciência da população com um olhar mais crítico para os criadouros do mosquito. “São medidas que precisam ser aplicadas no dia a dia. Esse é um compromisso de todos”, diz Eurico.

De acordo com Gilmar Feltrin, diretor do SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro) e responsável pelo departamento de Engenharia e Obras, serão realizados serviços envolvendo a operação “Tapa Buracos” e de conscientização junto à população.

“Faremos uma operação de retirada de buracos onde possa ocorrer a proliferação do mosquito. Já o SAAEB divulgará os cuidados com os reservatórios de água, porque devido ao racionamento muitas pessoas optam pelo armazenamento de água e isso pode contribuir para o aumento de casos de proliferação do mosquito”, ressalta Feltrin.

A coordenadora de Vetores e Zoonoses, Sônia Penna, reforça a ideia do mutirão de limpeza nos bairros com maior infestação e pede a colaboração dos moradores.

“A região norte da cidade e a zona oeste são até o momento os lugares que mais apresentaram casos de Dengue no município, mas continuamos o mapeamento conjunto de mais suspeitos em potencial para que seja dada continuidade nos trabalhos”, completa Sônia.

Para Iara Luz, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Bebedouro, a união dos diversos setores da administração pública é importante para a solução do problema.

“Estamos passando por dificuldades financeiras, mas unindo nossos esforços podemos conseguir diminuir o número de criadouros na cidade e, consequentemente, o número de casos de dengue”, diz Iara.

De acordo com Daniel Guedes Pinto, representante do Departamento Jurídico da Prefeitura de Bebedouro, existe uma decisão judicial que autoriza os agentes de saúde da Vigilância Sanitária a ingressarem em companhia de um Oficial de Justiça sem autorização dos proprietários em imóveis desocupados ou abandonados, ou em imóveis onde o proprietário se recusa a autorizar o ingresso desses agentes, isso facilitará a diminuição dos criadouros do mosquito.

Segundo a Secretária de Educação, Ana Silvia Bergantini Miguel, serão desenvolvidas ações nas escolas municipais com palestras educativas, campanhas, passeatas e oficinas.