Atribuições do SESMT:
Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente do trabalho no intuito de reduzir ou até eliminar os riscos existentes à saúde dos servidores;
Confeccionar o:
• PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
• PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
• LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho;
• PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Realizar exames de avaliação clínica, laboratoriais, complementares no:
• Admissional.
• Periódico.
• Retorno ao trabalho.
• Mudança de função.
• Demissional.
Analisar, registrar e investigar acidentes e doenças do trabalho,
Dar suporte técnico à CIPA, mantendo permanente relacionamento com seus membros, valendo-se ao máximo de suas observações, além de treiná-la, apoiá-la e atendê-la, conforme dispõe a NR–5;
Especificar e determinar aos servidores o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC´s), de acordo com a NR – 6;
Avaliar e controlar riscos ambientais, conforme NR - 9;
Realizar controles estatísticos, como de acidentes para tomar medidas preventivas;
Promover atividades de conscientização, educação e orientação, como palestras e treinamentos voltados a segurança no trabalho e a prevenção de acidentes e/ou doenças ocupacionais;
Inspecionar locais de trabalho;
Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas;
Aplicar as Normas Regulamentadora NR’s nos ambientes de trabalho;
Emitir CAT em caso de acidentes;
Desenvolve o Programa de Verificação de Agravos à Saúde do Trabalhador (PVAST), realizando verificação contínua de afastamentos para identificação e análise de Grupos de Risco para direcionamento de ações e programas de prevenção.